Como lembrar o ciclo de vacinação do meu cachorro ou gato?

Muitas pessoas querem o melhor para seus bichinhos e estão dispostas a fazer o possível por eles. Porém, na correria do dia a dia, seja por falta de organização ou tempo, acabam esquecendo de alguns cuidados básicos que nossos companheiros precisam.

Um grande exemplo disso são as vacinas. Sabe-se que é importante vacinar os bichinhos, né? Porém, são tantas vacinas diferentes, com períodos e doses diferentes, que chega a ficar confuso.

O ponto é que: um deslize aqui, outro ali… Apesar de não fazer por mal, isso acaba afetando demais a vida dos seus amiguinhos. Então, acredito que está na hora de dar a devida atenção à agendinha de vacinas deles, certo? 

Sendo assim, este artigo tem o intuito de te mostrar algumas dicas práticas de como lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato. 

De forma simples e eficiente (e até divertida), vou te ajudar a lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato. Quer aprender mais? Continue lendo este artigo até o final! 😉 

Lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato: saiba como! 

Metodologia Kanban

 ciclo de vacinação com método kanban
ciclo de vacinação com método kanban

A metodologia kanban é uma forma simples de organização de tarefas por meio de cartões ou post-its em um quadro (pode ser na parede também) para representar e organizar as tarefas de forma bastante visual.

Basicamente, você terá três colunas e vai colocar uma tarefa escrita em cada post-it ou cartão. As colunas são: “a fazer”, “fazendo” e “feito”.

Aplicando essa metodologia para te ajudar a lembrar das vacinas, de forma prática, você deve escrever em cada post-it identificando a vacina, a dose e data. Exemplo: Quádrupla,  dose ½, data 01/03/2020. 

Recomendo que você já escreva um post-it para cada dose que precisará ser aplicada e com a data de aplicação, dessa forma você já estará se programando para isto.

Após escrever tudo, você deixa todos os post-its ou cartões na coluna de “A fazer” e vai migrando para as outras colunas conforme o status das tarefas.

Uma dica também é variar as cores dos post-its de acordo com a urgência ou categoria (exemplo: doses da mesma vacina estarem ambas com mesma cor de post-it). 

Essa é uma ótima forma de lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato, só colocar em algum lugar de fácil visibilidade para você e sua família! 🙂

Use uma agenda

Às vezes, o simples funciona. A forma mais tradicional de organizar compromissos é utilizada até hoje justamente por ser extremamente eficiente, a partir do momento que você cria o hábito de verificar sempre sua agenda. 

Utilizando primeiramente da mesma linha de raciocínio de backlog que utilizamos na metodologia Kanban, você pode começar listando em uma folha todas as vacinas que precisam ser dadas (pode fazer isso com o auxílio do veterinário do seu bichinho) e, após isso, marcar uma data para que cada dose de vacina seja aplicada no seu companheirinho 

Assim, só vai precisar criar o hábito de olhar seus compromissos na agenda e se programar direitinho para cumprí-los 😉 

 

Ferramentas que podem te ajudar

ciclo de vacinação ferramentas
ciclo de vacinação ferramentas

 

Apesar de serem técnicas simples de aplicar, às vezes, precisamos de mais praticidade ainda, não é mesmo? Atualmente, existem diversas ferramentas que podem auxiliá-lo a se organizar utilizando as técnicas mencionadas acima.

Para o método Kanban, uma ferramenta que é de fácil utilização por ser bem intuitivo é o Trello (e ele possui plano gratuito!). Com o Trello, você pode criar seus cartões virtuais e adicionar as informações desejadas (inclusive checklists, que podem ajudar a facilitar). Se quiser, pode até colocar foto do seu catioro ou gatíneo para deixar mais dinâmico! 

Uma função bacana do Trello é que você também pode compartilhar seus projetos com outras pessoas. Então, você pode adicionar sua família nos cartões e eles serão lembrados das datas das vacinas dos bichinhos junto contigo. 😉

Quanto à agenda, nada como o clássico Google Agenda. Com certeza você já ouviu falar, seja do aplicativo ou seja da ferramenta no navegador de internet. Com o Google Agenda, você pode definir as datas de cada vacina, configurar lembretes e já adicionar até o local onde será (dessa forma, ele pode até já abrir o GPS com o caminho até o local no dia agendado).

Conclusão

Como você viu, lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato pode ser algo bem simples, utilizando as técnicas e ferramentas certas.

A falta desse planejamento e organização pode atrapalhar a sua vida, te pegando de surpresa tanto financeiramente quanto emocionalmente. Porém, seguindo um planejamento, você também trará vantagens para a vida do seu companheirinho, que irá estar mais protegido de possíveis doenças. 

Neste texto você conheceu algumas técnicas práticas de como organizar esse planejamento e também ferramentas que podem auxiliá-lo a lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato e não ser pego de surpresa. 

Gostou do artigo de hoje sobre como lembrar o ciclo de vacinação do seu cachorro ou gato? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

 

Se gostou do artigo leia mais sobre -> 3 problemas gerados por falta de vacina no pet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *