AEA Seguros

Como ter um pet pode melhorar a sua saúde mental

Como ter um pet pode melhorar a sua saúde mental

pet ajuda na sua saúde mental
animais de estimação melhora a sua saúde mental

Antes de mais nada, ter um animal de estimação é estar envolto constantemente pela sensação de amor que esses bichos nos trazem. Um animal pode trazer transformações positivas e muita qualidade à sua vida.

Ter um companheiro de viagem, passeios, brincadeiras e momentos de descontração: um pet é tudo de bom.

Segundo o Medical News Today, ter um animal de estimação ajuda as pessoas que sofrem de problemas de saúde mental a sentir uma sensação de segurança, estabilidade e encontrar significado na vida. Eles amam da forma mais pura e esse amor pode ajudar a superar as dificuldades da vida.

Sendo assim, levando para o contexto de saúde física, um outro estudo feito por Pesquisadores do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, percebeu a redução da incidência de doenças comuns, como resfriado, em pessoas que convivem com pets.

Controle da depressão, alívio do estresse pós-traumático e outros distúrbios.

Muitas pessoas sabem que ter um pet ajuda você a se sentir mais feliz diante de tamanha explosão de amor que eles causam, mas nem todo mundo sabe que há estudos que comprovam a eficácia dos animais no tratamento de casos de depressão.

Além disso,  a presença de animais faz com que haja diminuição dos níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estado de alerta que é produzido em excesso no corpo do ser humano quando estamos diante de situações de perigo.

Estando com os pets, é possível tirar o foco do problema e diminuir a tensão que é causada por lembranças de eventos traumáticos ou outros distúrbios.

Diminuição do estresse:

Estudos realizados nos Estados Unidos observaram residências com e sem pet e concluíram que as casas com animais de estimação representavam um ambiente menos hostil no que se refere ao estresse.

Exercício físico e distração:

Caminhar ou fazer exercícios ao ar livre é comprovado por estudos que é um dos tipos de atividades mais benéficas para a saúde física e mental. Além disso, que tal aproveitar a rotina de levar o cão para passear e fazer seus exercícios diários?

Levar seu animal de estimação a passear, caminhar ou correr pode ajudá-lo a realizar os exercícios e otimizar o seu tempo. Exercitar-se regularmente também pode ter um bom impacto na sua saúde mental e na saúde do seu pet.

Socializar e conhecer novas pessoas.

Os donos de animais costumam conversar entre si durante as caminhadas e passeios e isso pode fazer com que você conheça novas pessoas e aumente seu círculo de amigos. Até na internet isso pode acontecer: muitas pessoas acabam ficando amigas de verdade em grupos que falam e trocam experiências sobre gatos, cachorros,  e outros animais.

As pessoas que socializam e conhecem novas pessoas são mais propensas a serem mais saudáveis, em outras palavras, sua vida fica bem mais animada.

Melhora o ambiente de trabalho

Uma vez que vivemos em tempos onde temos mais consciência com a vida dos animais, hoje em dia muitas empresas permitem que os funcionários que possuem amigos de quatro patas que são sociáveis e tranquilos os levem para passar um dia no trabalho.

Essa prática auxilia, por exemplo,  na redução do estresse e estimula o processo criativo e produtivo, além de deixar o clima do ambiente muito mais leve e divertido, ou seja, o ambiente ideal para qualquer pessoa se sentir bem.

Aqui na AEA Seguros, a July, cadelinha do nosso CEO, está sempre por aqui nos enchendo de amor e colorindo nosso dia. Veja como ela é linda:

pet: benefícios para sua saúde mental
pet ajuda na sua saúde mental

Você já tem um pet? Não?! Que tal transformar a vida de um bichinho através da adoção ou da sua ajuda? Preparamos o post Guia de Ongs para ajudar na causa animal. Conheça!

 

Você já conhece o Plano de Saúde para pets? É uma maneira econômica e segura para te ajudar a cuidar da saúde do amigão! Fale com um de nossos especialistas e conheça: clique aqui.