AEA Seguros

Guia de ONGs para ajudar a causa animal

Nem todo mundo que ama pet tem espaço para criar um, assim como não tem tempo para estar dentro das pautas de proteção animal. Mas, você sabia que existem outras formas de ajudar quem está 100% imerso nessa causa? Você pode doar uma quantia esporadicamente (qualquer uma já ajuda), pode se voluntariar em algumas ações promovidas por alguma organização, se apadrinhar a um animal, apoiar uma campanha de abaixo assinado. Qualquer ajuda é bem-vinda.

Pelo mundo, existem muitas Organizações Não Governamentais e Projetos que estão por aí espalhando o bem e promovendo salvação de animais domésticos ou não. Desse modo, nomeamos e linkamos aqui algumas organizações de diferentes objetivos que têm a causa animal como pauta principal.

Conheça-as:

    • WWF: o WWF-Brasil trabalha principalmente com foco em flora, mas entende ainda a importância da preservação da fauna nesse processo, de modo que possui alguns braços que ajudam nessa jornada.
    • ANDA: primeiro veículo jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos animais.
    • AMPARA: há mais de 10 anos promove ações preventivas de proteção da vida animal, assim como o combate à violência contra eles.
    • SEA SHEPERD: possui o objetivo de proteger a vida marinha e acabar com a destruição de habitats marinhos. Defendem baleias, golfinhos, focas, tubarões, pinguins, tartarugas, peixes, krill e aves aquáticas da pesca ilegal, pesca insustentável, destruição de habitats e cativeiro explorador.
    • WORLD ANIMAL PROTECTION: organização em atividade há mais de 50 anos com o objetivo de proteger os animais. Combatem crueldades contra animais de todos os tipos em todo o mundo, a ONG ajuda a governos e comunidades nas ações que promovem proteção.
    • MERCY FOR ANIMALS: há cinco anos no Brasil, a ONG consiste em combater a exploração de animais para alimentação — em particular, as fazendas industriais, a aquicultura e a pesca; bem como as formas de produção de alimentos causam intenso sofrimento animal e têm efeitos prejudiciais para o planeta e para as pessoas.
    • SANTUÁRIO TERRA DOS BICHOS: organização que abriga em média 300 animais de 15 espécies diferentes que foram resgatados de situações de maus tratos.
    • PROJETO TAMAR: o projeto tem a intenção de promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social.
    • NATUREZA EM FORMA: loja de adoção com um conceito diferenciado para ajudar na causa animal; a loja promove ainda o vegetarianismo e o veganismo como uma forma de respeitar os animais.
    • PROJETO MUCKY: a entidade socorre, recupera, mantém, pesquisa, busca a procriação das espécies em risco e, mesmo considerando as incertezas de sucesso, trabalha sempre no intuito de reintegrar os primatas à natureza.
O papel das ONGs em lares temporários

Além das listadas, existem ainda muitas ONGs que dedicam seus serviços à proteção animal e em sua maioria elas permanecem lotadas de animais que foram encontrados em situação de rua, de maus tratos e outros. Por isso que, atualmente, temos visto tantos pedidos de lar temporário para novos resgatados.

Esse lar é auxiliado pela ONG. Enquanto abriga o animal, o tutor recebe ajuda financeira para tratamento médico, vacinação, castração e tudo mais que o pet precisar. Depois disso, o animalzinho é encaminhado para a adoção.

Ajude sempre que possível da forma que puder!

 

LEIA TAMBÉM: 3 Receitas de petiscos caseiros para cães