Cães e gatos podem contrair covid?
Na matéria de hoje explicaremos até que ponto os cães e gatos de estimação correm risco e o que fazer caso o tutor ou alguém da família pegue a Covid-19.
O Coronavírus (Covid19) continua infectando muitas pessoas ao redor mundo, sendo protagonista de um caos mundial. Perder alguém querido, seja por qual for o motivo, não é nada fácil. Quando as pessoas são infectadas pelo vírus, a primeira reação é se distanciar das pessoas com as quais convive para não transmitir para eles. E com relação aos animais de estimação, especialmente cães e gatos?É preciso se isolar também deles? Existe uma especulação acerca da possibilidade de eles contraírem e serem transmissores do vírus. Vamos esclarecer esta questão nas próximas linhas:
O Congresso Europeu de Microbiologia realizou uma nova pesquisa e revelou que é comum constatar a presença do coronavírus em cães e gatos de estimação, cujos donos contraíram a Covid-19.
Os cientistas coletaram amostras de 310 pets em 196 lares diferentes. Entre os testados, seis gatos e sete cachorros tiveram resultados de PCR positivos, e outros 54 animais possuíam anticorpos indicando que em algum momento o mesmo já esteve em contato com o vírus. Cães e gatos podem contrair um coronavírus próprio de suas espécie e ele não necessariamente está relacionado com a Covid-19 e não é transmitido para o ser humano. Até o momento não há evidências de que os animais estão adoecendo pela doença.
“Precisamos conversar sobre nossos animais de estimação”, alerta Susan Culp, integrante do Institute for Infectious Animal Diseases (IIAD), nos EUA. “Se você tem um ser humano em uma casa com diagnóstico positivo, além de se isolar de outras pessoas, eles precisam se isolar de seus animais de estimação”, defende a especialista no assunto.
Na China, um cão de uma tutora com a doença foi testado como positivo para a Covid-19, o que pode indicar contaminação ambiental mas não apresentou sintomas.
Devido a necessidade de monitorar o coronavírus, um importante laboratório dos Estados Unidos, a empresa Idexx, publicou que desenvolveu um teste de Covid-19 para pets, no qual todos os resultados deram negativo, ajudando a reforçar a ideia de que animais de estimação podem não contrair o Coronavírus.
A Verdade é que esse é um estudo ainda bastante enigmático e precisa de mais tempo de pesquisa para chegar a mais conclusões. Os especialistas recomendam que, em caso de teste positivo, o indivíduo contaminado deve se isolar também dos animais de estimação da casa para garantir maior segurança.
Se preocupar com nossos queridos animais é algo imprescindível na vida dos tutores. Você já conhece o Plano de Saúde para pets? É uma maneira econômica e segura para te ajudar a cuidar da saúde do amigão! Fale com um de nossos especialistas e conheça: clique aqui.
LEIA TAMBÉM: Guia de ONGs para ajudar a causa animal