Como dar remédio para seu cão ou gato.
Uma tarefa que pode parecer um pesadelo para alguns tutores, mas que precisa ser feita. Reunimos dicas para te ajudar a dar remédio para seu pet sem sofrimento.
Na rotina de saúde dos nossos queridos pets é preciso administrar alguns medicamentos ao longo da vida e muitos deles com uma determinada frequência, como por exemplo os vermífugos, antipulgas e outros medicamentos quando necessário. Em alguns casos, medicar o pet pode não ser uma tarefa fácil e se tornar um momento de tensão, devido ao comportamento do animal não permitir fazê-lo.
O ideal é que os pets sejam acostumados a serem medicados desde pequenos. O indicado, é que, desde jovem, o tutor crie situações sempre associando com algo positivo. Dar o comprimido e, a seguir, fazer carinho ou dar algo que ele gosta de comer, será algo que ele levará para toda a vida.
Os medicamentos podem variar no seu formato e seja para engolir um remédio, tomar uma versão líquida ou então ficar quieto enquanto você passa uma pomada no pet pode ser tornar um momento de estresse o tutor e para o animal.
Para auxiliar com isso, separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar a tornar esse momento mais tranquilo, evitando estresse para ambos.
Primeiro passo: conquiste a confiança do seu bichinho.
É importante que seu bichinho não associe a hora de tomar um remédio com uma situação ruim, o que pode gerar um trauma para toda a vida. Crie situações agradáveis quando precisar administrar um medicamento no seu pet. Faça com que ele associe o ato de tomar o remédio como uma experiência boa, algo que ele queira repetir. Utilize petiscos e brinquedos para entreter e chamar a atenção dele para o momento. Deixando-o relaxado, haverá mais chances de ter sucesso na hora de fazê-lo tomar o remédio.
Comprimidos
Muitos animais têm bastante dificuldade de engolir um comprimido inteiro. A dica é amassar o comprimido e misturar com uma pequena porção de comida líquida. Costuma funcionar com facilidade para cachorros, já os felinos possuem um paladar mais exigente, olfato apurado e podem facilmente perceber o medicamento no meio da comida, rejeitando-a. Os cães costumam engolir a comida sem pensar duas vezes, o gato tende a “investigar” a refeição antes de comer. Caso isso aconteça, o indicado é colocar o comprimido na garganta do animal, fechar a boca, virar o focinho para cima e esperar alguns segundos até que ele engula.
Aposte nas opções de comida que o seu pet mais gosta!
Cápsulas
No caso das cápsulas, a maioria delas não podem ser mexidas em sua estrutura devido à diferente absorção impossibilitando de quebrá-las e misturar com a comida. Neste caso também é indicado colocar o comprimido na garganta do animal, fechar a boca, virar o focinho para cima e esperar alguns segundos até que ele engula.
Outra dica é enrolar o animal, principalmente o gato, em uma toalha, para que nem ele nem o tutor se machuque durante o procedimento.
Medicamentos líquidos
O tutor vai precisar de uma seringa vazia sem agulha. A técnica consiste em manter a boca do pet fechada com a cabeça inclinada para cima. Levante delicadamente o lábio do pet e coloque o bico da seringa entre os dentes e a gengiva, injetando lentamente o remédio. No caso dos cães, para evitar que ele cuspa o remédio, o tutor pode fechar a boca dele e soprar levemente o focinho fazendo com que ele queira lamber o nariz e então engula o remédio. Alguns cães podem regurgitar a medicação alguns minutos depois da ingestão. O tutor precisa ficar atento e caso isso aconteça é necessário procurar um médico veterinário para analisar a situação e descobrir outras alternativas.
Se preocupar com nossos queridos animais é algo imprescindível na vida dos tutores. Você já conhece o Plano de Saúde para pets? É uma maneira econômica e segura para te ajudar a cuidar da saúde do amigão! Fale com um de nossos especialistas e conheça: clique aqui.
LEIA TAMBÉM: Guia de ONGs para ajudar a causa animal