AEA Seguros

Saiba o que é Cinomose, seus sintomas e tratamento

Preparamos esta matéria para façar um pouco sobre o que é Cinomose seus sintomas e tratamento.
Os doguinhos, infelizmente, também são acometidos por doenças e problemas de saúde e muitos deles inclusive podem ser fatais. Você já ouviu falar em cinomose? É uma doença causada por vírus e seu quadro é grave e a cura nem sempre é possível. Além disso, quando o animal é curado, há grandes chances de ele ficar com sequelas. A falta de vacinação dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos, além de uma rotina de consultas com o veterinário, são os principais fatores de contaminação. Confira mais sobre a cinomose sinais e tratamento

Essa é uma doença causada por um vírus da família Paramyxovirus que é extremamente contagioso e normalmente é transmitido entre os cachorros por meio de secreções contaminadas, como urina e principalmente gotículas oronasais e também por locais infectados, uma outra forma de transmissão é de mãe para filho durante a gestação.

Sintomas

A Cinomose costuma atacar filhotes acima de seis meses e pode começar com um simples resfriado e depois evoluir para problemas neurológicos que podem acarretar no comprometimento dos movimentos, um arrastar e perninhas, por exemplo. Dependendo do grau de evolução da doença ela pode contaminar o cérebro e gerar problemas como um quadro de meningite ou encefalite. Alguns outros sintomas podem ser apresentados, como por exemplo:

Apatia;
Vômito;
Perda de Apetite;
Corrimento nasal;
Entre outros

O que é cinomose sintomas e tratamento

Tratamento

Esta é uma doença que infelizmente não tem um tratamento específico. Os médicos veterinários utilizam medicamentos que funcionem para o tratamento dos sintomas.Se o diagnóstico for confirmado, há várias formas de tratar a doença. Isso dependerá do estágio em que ela se encontra e dos sinais apresentados pelo cachorro.

Como evitar a cinomose?

A primeira dica é manter uma rotina de ida ao veterinário e principalmente manter a carteira de vacinação atualizada com todas as vacinas necessárias, somente assim seu pet estará livre da cinomose.  Outra dica é evitar contato com possíveis animais contaminados, principalmente em época de frio e chuva, quando a sua transmissão fica facilitada. 

Uma dica primordial é ter um plano de saúde para o seu amigão. Esse é um tipo de serviço que tem valores bem acessíveis e pode trazer tranquilidade e organização financeira para sua vida, uma vez que você não terá imprevistos e conseguirá manter uma rotina de saúde para seu doguinho. Quer conhecer mais sobre os planos de saúde para pet da AEA Seguros? Clique aqui e conheça. 

Ou se preferir, fale com nossos especialistas no Whatsapp clicando aqui