A empresa é obrigada a fornecer o Plano de Saúde Empresarial?
Fornecer um Plano de Saúde para os funcionários não é necessariamente uma obrigação da empresa, mas sim um ato de cuidado para que seus funcionários tenham segurança caso precisem de cuidados médicos, possam obter um atendimento privado, realizar exames e consultas.
Não existem leis que obriguem a empresa a fornecer esse benefício, ou seja, isso se torna uma opção da mesma. A única obrigação é que, se caso a empresa contrate o plano, todos os funcionários, sem exceção, devem ter a opção de serem beneficiados com o mesmo.
Após o contrato, as leis devem ser seguidas, e uma delas é que a empresa deve garantir a continuidade da prestação de serviço do beneficiário que esteja em tratamento ou internado.
Como funciona o Plano de Saúde Empresarial?
Garantindo diversos benefícios para os funcionários e dando um diferencial a empresa, por ter um cuidado especial com a saúde dos colaboradores.
O plano de saúde empresarial conta com variados serviços, alguns deles são:
- Laboratoriais, que avaliam a glicemia, colesterol, hemogramas;
- Hospitais, para ter mais opções em casos de internações;
- Clínicas, que disponibilizam avaliação física e psicológica;
- Especialidades, que contam com médicos de várias áreas;
- Ambulatorial, para atendimento de emergência.
Antes de escolher a prestadora, alguns pontos devem ser analisados, como a checagem de serviço e benefícios, verificando o que é mais viável e vantajoso, pois existem duas opções de plano: integral ou coparticipativo.
Plano de Saúde Empresarial Integral: O valor pago mensalmente é integral, quando o funcionário ou seus dependentes utilizarem o plano, não terão valores adicionais.
Plano de Saúde Empresarial com Coparticipação: Existem porcentagens de coparticipação em cima do valor utilizado pelo funcionário ou seus dependentes. Por exemplo, um valor fixo é cobrado mensalmente, inferior ao valor integral, mas quando o plano for utilizado, será cobrado a parte uma porcentagem em cima do exame, consulta, ou qualquer serviço utilizado.
As duas modalidades são oferecidas aos colaboradores, e o mesmo tem a oportunidade de ver qual é mais favorável.
Desconta do salário?
O desconto é feito em folha de pagamento para poder aderir o plano fornecido pela empresa.
O desconto não pode ser feito separadamente e é válido para os contratados via CLT.
Os funcionários não são obrigados a ter o plano. Assim como a empresa não é obrigada a oferecer, o colaborador não é obrigado a aderir. É um benefício à parte, que o mesmo opta ou não.
Pode adicionar dependentes?
Cada empresa funciona de uma maneira, por isso é preciso verificar quantas vidas por colaborador podem ser adicionadas, conforme as regras do acréscimo de dependentes, como:
- Cônjuge e Companheiro: marido, esposa.
- Parentes de 1º grau sanguíneo: pai, mãe, filhos;
- Parentes de 2º grau sanguíneo: netos, avós;
- Parentes de 3º grau sanguíneo: bisnetos, bisavôs.
Se o dependente não estiver nessas condições, não será possível adicioná-lo.
Vantagens do Plano de Saúde Empresarial.
Oferecer benefícios para funcionários, faz com que a empresa seja valorizada. A produtividade cresce pois os funcionários felizes e motivados, são mais proativos.
A visibilidade aumenta, pois uma empresa bem falada por colaboradores satisfeitos, é bem vista pelo restante. E devido aos benefícios oferecidos, o aumento do interesse para fazer parte do time cresce.
Por isso, se você valoriza seus funcionários, o plano de saúde empresarial é um bom negócio para cuidar deles e manter a empresa bem quista.
Na AeA Seguros você encontra planos de saúde empresariais de todos os tipos e com certeza um que é a cara da sua empresa! Contate um de nossos colaboradores para tirar dúvidas e entender melhor suas coberturas .
Além dos planos de saúde, oferecemos diversos serviços de segurança e cuidado com a empresa. Confira todos acessando nosso site.