E sobre acidente de trânsito, você já ouviu falar?
Provavelmente sim, pois “acidente de trânsito” é o termo mais comum utilizado.
O termo “abalroamento” é muito utilizado por corretores de seguro quando se trata de Seguro Auto, para se referir justamente às colisões causadas entre veículos.
Hoje, vamos esclarecer um pouco mais sobre esse tema, dividimos a explicação em três tópicos para facilitar o entendimento:
- Sobre abalroamento;
- Quais os tipos de abalroamento;
- Dúvidas sobre cobertura de seguro e como é avaliado.
Sobre abalroamento
Popularmente conhecido como acidente de trânsito, o abalroamento basicamente é a colisão entre dois ou mais veículos, mas também pode-se denominar abalroamento casos de colisão entre veículos e objetos fixos (postes, placas, muros, etc).
Como visto, esse termo pode ser utilizado para algumas situações, e cada caso é abordado unicamente para verificar como será realizada a assistência do seguro.
Tipos mais conhecidos de abalroamento
Após uma breve explicação, para clarear as ideias, já dá para ter uma noção do que é o abalroamento, sendo possível listar os casos mais comuns, são eles:
- Abalroamento transversal;
- Abalroamento lateral sentido oposto;
- Colisão traseira;
- Abalroamento lateral mesmo sentido;
- Colisão frontal;
- Choque com veiculo estacionado;
- Choque com objeto fixo.
Ao acionar a seguradora, a mesma irá verificar os acontecimentos e a cobertura do cliente. Após uma análise, o segurado pode ter os danos ressarcidos e dependendo da cobertura, os danos de terceiros pagos também.
Dúvidas sobre cobertura do seguro e como são avaliados
A primeira análise feita pela seguradora é se de fato se tratou de um acidente, pois em caso de descuido ou danos propositais, a seguradora pode se recusar a realizar a cobertura descrita na apólice.
Caso o acidente envolva terceiros, deve ser realizado um boletim de ocorrência. Registrando o ocorrido, será verificada a responsabilidade sobre o ato para que ambos condutores possam ser indenizados, conforme a cobertura.
E claro, o seguro cobrirá as colisões e realizará os serviços que contam na apólice previamente feita junto ao cliente.
Uma apólice básica, por exemplo, geralmente cobrem queda de objetos externos sobre o veículo, e preveem abalroamento e colisão. Também é comum coberturas para incêndio ou explosão, raios, granizo, terremotos e danos por terceiros em casos involuntários.
Assim como as básicas, existem coberturas mais completas, que são feitas de acordo com as necessidades do cliente e feitas para mantê-lo sempre tranquilo ao sair de casa.
A AeA Seguros conta com profissionais capacitados, os quais estão à disposição para explicações mais a fundo e sancionamento de dúvidas. Prontos para realizar uma apólice pensada no tipo de cobertura que o cliente precisa.
Acesse nosso site, confira os diferentes tipos de seguros e planos que cuidam de você, do seus bens e de sua família!