Ter um melhor amigo pet para compartilhar o dia é muito bom, além de ser uma manifestação de experiência de amor diária sem igual. Porém, muitas pessoas ainda têm seus receios enquanto a criar cachorros em apartamento ou casa pequena. Mas, podemos afirmar que é muito comum e possível.
A AEA Seguros é uma defensora de encher o seu lar com a alegria de um ou mais doguinhos, portanto, separamos algumas dicas que unem praticidade e responsabilidade na hora de criar o seu amiguinho em pequenos espaços.
Pets x pouco espaço
Temos certeza que o seu cão não se importa nenhum pouco onde você mora, mas sim o amor, carinho e dedicação que vai oferecer a ele. Claro que não devemos deixar os cuidados de lado, mas a verdade é que o tamanho do lugar não invalida ter um pet ou não.
Se você mora em apartamento, é sempre bom saber se o condomínio onde mora proíbe os moradores de ter um animalzinho de estimação, mas asseguramos que é inconstitucional proibir a presença deles em apartamentos. No máximo, os condôminos podem restringir algumas práticas como circulação dos animais em determinadas áreas.
Se você não mora em apartamento mas tem pouco espaço, ou terrenos muito pequenos como por exemplo uma casa geminada, é necessário tomar cuidado com latidos em horários que possam incomodar os vizinhos.
O que pode melhorar?
Como já mencionamos, a responsabilidade é um ponto importante. Por isso é sempre bom:
seguir as regras do condomínio e ter bom senso com a vizinhança em caso de casas com terrenos pequenos.
treinar o seu pet para amenizar os latidos na hora em que visitas chegam;
coloque telas de proteção em apartamentos;
invista no adestramento do seu melhor amigo, principalmente nas áreas comuns como elevadores, calçadas e praças onde você leve o seu amigão para se divertir.
Cuide da higiene e da limpeza
É interessante que o cachorro tenha um momento para fazer as necessidades ao ar livre. Mas se você é do tipo que passa o dia fora de casa, tente deixar sempre um tapete higiênico à disposição para ele.
Outro ponto é sempre cortar as unhas do seu pet para minimizar as bactérias acumuladas, além de ter um kit limpa pêlos e fazer a higiene do espaço pelo menos uma vez por semana.
Brinquedos e passeios
Os animais também sentem modificações em seu psicológico e para que o lugar não se torne tão estressante para o seu bichinho, você pode enriquecer o espaço com brinquedos, tarefas e jogos com o intuito de ocupar e entretê-lo.
Além disso, o seu pet precisa de um tempo de passeio por dia, pois necessitam de um tempo para correr, respirar ar puro e visitar outros ambientes, se possível, também é importante interagir com outros cachorros e pessoas.
Cachorro grande, lugar pequeno: é possível?
Sim! O que conta mesmo é a energia do cachorro. Mas lembre-se das dicas dos brinquedos que enriquecem o espaço e deixam seu amigo com a mente ocupada, assim você não terá problemas de encontrar sapatos roídos pela casa.
É perfeitamente possível criar um cachorro dentro de uma casa pequena, claro que os cuidados são mais rígidos no que se refere uma casa maior, mas, como já mencionamos, o que importa mesmo é o amor, essa dose especial garante a ele mais felicidade do que você imagina.
Além de tudo isso, a prevenção de um problema de saúde é muito importante. Que tal conferir o Plano de Saúde para pets que a AEA Seguros oferece? Conheça as opções e planos. Entre em contato conosco.
Leia também: Dicas de nomes para o seu pet