AEA Seguros

Dicas de segurança ao viajar de carro

Viajar é tudo de bom, não é mesmo? Seja para trabalho ou passeio, é sempre legal visitar lugares diferentes e sair da rotina do dia a dia.

Durante a pandemia, viajar foi uma das coisas que as pessoas tiveram que diminuir em prol do combate ao coronavírus.

 

Com diversas restrições de voos pelo mundo, muitos brasileiros que estão se sentindo mais seguros optaram por fazer viagens de carro. Se for o seu caso, vale a pena ficar atento a todos os cuidados envolvidos em um passeio desse tipo, tanto antes quanto depois de ir para a estrada.

 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que deixarão a sua viagem mais tranquila e segura. Confira abaixo:

 

Manutenção e revisão do veículo

 

A manutenção nos veículos antes da viagem é extremamente importante para evitar contratempos e acidentes. Por isso, faça uma revisão preventiva e verifique principalmente  a qualidade dos pneus e calibragem correta, step, equipamentos de segurança como extintores e ferramentas básicas como macaco e chave de roda, óleo de freio e motor, palhetas do limpador de pára-brisas, amortecedores, freios e caixa do trambulador, faróis e lanternas antes de pegar estrada.

 

Calcule os gastos

 

Para que você não tenha problemas inesperados, pesquise  bem a rota que irá fazer e calcule todos os gastos referentes ao combustível, pedágios e eventuais situações, como a reposição de um pneu estourado ou algum outro imprevisto.

 

Acomodação de malas e passageiros

 

Ao embarcar os passageiros, certifique-se de que todas as pessoas estejam utilizando o cinto de segurança, acomode animais de estimação em transportadores adequados e coloque as bagagens no porta-malas, garantindo que não atrapalhem a visão do motorista.

Lembre-se de que o uso do cinto de segurança é obrigatório e, mais do que isso, salva vidas.

 

Dirija sempre na defensiva

 

Na estrada, é ainda mais importante utilizar os princípios da direção defensiva, cuidando não só do próprio veículo, mas de todos ao redor.

Mantenha uma distância segura do carro da frente, já que o peso dos passageiros e das malas afeta o tempo de frenagem do veículo. Se houver chuva ou neblina na estrada, mantenha velocidade mais baixa e utilize farol baixo. Especialmente nesses casos, redobre a atenção e evite parar no acostamento.

 

Sono durante a viagem

 

Não dormir horas antes da viagem, a posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), falta de ventilação dentro do veículo, problemas visuais que forçam a vista e dirigir à noite são situações que contribuem para o condutor a ter sono. Evite dirigir na madrugada, especialmente entre 2h e 6h da manhã, pois a temperatura do corpo tende a cair, e aumentar a sensação de sonolência.

Caso o sono vença todos estes esforços, não hesite! Pare imediatamente em um local seguro e tire uma soneca. Especialistas afirmam que entre 20 e 30 minutos de descanso podem renovar o estado físico do motorista. Além disso, jamais dirija alcoolizado.

 

Pressa: a inimiga da segurança

 

A pressa de chegar ao destino costuma fazer com que o motorista ignore sinais evidentes de sono, como bocejos frequentes, a famosa “pescada”, concentração falha e olhos pesados, que facilmente fecham ou perdem o foco, além disso, coloca em risco a própria vida e a de terceiros. Por isso, saia com antecedência, respeite a sinalização de trânsito e os sinais de cansaço que o corpo emite, ignorar estas informações além de ser infração, é também imprudente. Respeite a via. Respeite a vida.

 

Pare para descansar

 

Já falamos sobre sono e descanso, mas a pausa para descansar deve ser uma das grandes  prioridades na sua viagem, fique atento a indícios como: Mau humor súbito, impaciência, câimbra, pernas e braços formigando. É recomendado parar a cada duas horas para ir ao banheiro, tomar um café, esticar as pernas e fazer o sangue circular, o que ajuda a manter a energia em alta.

Alimentação

 

Evite comer alimentos muito pesados antes de dirigir. Isso pode provocar sonolência por causa da digestão lenta, em outros casos pode causar dores e desconforto o que dificulta a capacidade de direção.

 

Ter um seguro para o seu carro.

É importante ter um bom serviço de seguro para o seu veículo. Os imprevistos acontecem e você precisa estar preparado para isso. Este tipo de serviço vai te ajudar a economizar em situações emergenciais além de trazer mais tranquilidade para a sua viagem. Você terá assistência 24 horas, que garante guincho, serviços emergenciais como troca de pneus, bateria entre outros, além de hospedagem em caso de acidente. Aqui na AEA Seguros temos as melhores opções em seguro veicular. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos produtos.

 

Leia também: Quais são os custos ao ter um automóvel