A economia de combustível e desenvoltura do carro não depende somente do modelo e motor que determinado veículo possui. Alguns hábitos do motorista podem ajudar a economizar ou aumentar ainda mais esse consumo. Portanto, a AEA Seguros enumerou algumas dicas a fim de fazer você gastar menos nesse quesito.
- Evite acelerar demais: acelerar de forma brusca ou desnecessária afeta significativamente a média de consumo do combustível do carro. Fique atento (a)!
- Abasteça em postos confiáveis: faça testes e preste atenção ao desempenho do veículo após o abastecimento; gasolina ou etanol batizados interferem na média porque afeta diretamente na injeção eletrônica.
- Engrene na descida: aquele costume de deixar o carro descer “na banguela” é coisa do passado, novos modelos têm mostrado que o veículo engrenado gasta bem menos pois a injeção corta o combustível.
- Vidros fechados: muita gente não sabe, mas andar com a janela aberta interfere no volume do carro e, consequentemente, no consumo, pois carros mais pesados tendem a diminuir o desenvolvimento.
- Não descuide dos filtros: os filtros compõem (de ar e de combustível) o motor do carro, por isso é de suma importância mantê-los sempre em bom estado; se entupir, eles interferem na mistura de ar e combustível na câmara de combustão. Cuidado!
- Atenção aos pneus: eles devem estar sempre calibrados, se possível faça a calibragem uma vez por semana ou a cada 15 dias; pneus murchos fazem com que o carro gaste mais gasolina.
- O peso: sem novidade até aqui, já até mencionamos, carros mais pesados, consomem mais; dessa forma fiquem ligados (as) ao peso geral do carro, principalmente, no peso do porta-malas.
- Troca de marchas: o uso do câmbio deve ser adequado, uma vez que andar com marcha alta em baixa velocidade aumenta o consumo de combustível. É importante salientar que velocidades altas também consomem mais, um carro a 100 km/h gasta mais gasolina/etanol do que um que anda com velocidade a 80 km/h. Outra dica muito importante para os motoristas é aprender a calcular o consumo de combustível do próprio carro. Dessa forma, o proprietário do veículo também consegue identificar a hora certa da manutenção.
Mas como fazer isso? É simples!
– Antes de abastecer, zere o odômetro parcial e complete o tanque de combustível;
– Fique atento (a) aos primeiros 200 km rodados;
– Ao reabastecer, anote em algum lugar de fácil acesso quantos quilômetros foram
percorridos e encha o tanque novamente;
– Verifique na bomba quantos litros entraram no tanque de combustível do seu carro;
– Depois divida o valor do percurso pelo valor de litros.
Agora que você sabe o que ajuda a economizar combustível, o que faz com que consuma mais e também a calcular a média de consumo do seu carro, você está pronto para otimizar o uso e gastar um pouco menos.
Falando em economia, você já conhece o “carro por assinatura”? É a maneira mais vantajosa e moderna de adquirir um veículo para uso próprio sem precisar comprá-lo. Fale com um de nossos especialistas e conheça, clique aqui
Leia também: Quais são os custos ao ter um automóvel?