AEA Seguros

Alimentos permitidos e proibidos para cães

Você sabia que muitos dos alimentos que consumimos no dia-a-dia, por mais inocentes que sejam para o organismo humano, podem promover verdadeiras tragédias no corpo dos cachorros?

Para que isso não aconteça com o seu pet, listamos alguns alimentos que são permitidos e proibidos, confira:

 

Alimentos permitidos:

 

Cenouras:

 

As cenouras cruas e cozidas são seguras e muito saudáveis para o seu pet comer, pois são baixas em calorias e uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras. Antes de oferecer ao seu pet, corte-as em pedaços pequenos para evitar engasgos.

 

Pasta de amendoim

 

Pasta de amendoim é um alimento saudável e seguro para os cães comerem em quantidades moderadas. Além disso, certifique-se de alimentar o seu cão com manteiga de amendoim sem sal.

 

Mirtilos

 

Mirtilos são seguros e nutritivos para os pets comerem. Os mirtilos são uma rica fonte de antioxidantes para combater doenças e fornecem uma quantidade significativa de vitaminas, minerais e fibras, os quais podem beneficiar a saúde do seu pet.

Além disso, os mirtilos são baixos em calorias e de tamanho pequeno, tornando-os um excelente tratamento para a saúde.

 

Melância

 

A melancia é segura para os pets comerem, desde que não contenha a casca ou as sementes.

Cascas de melancia e sementes podem ser um risco de asfixia, e algumas pessoas afirmam que podem causar problemas digestivos em pets.

No entanto, a fruta melancia por si só é um tratamento muito saudável para os pets, pois é baixa em calorias e repleta de nutrientes, como vitamina A e vitamina C.

 

Maçãs

 

Maçãs são seguras e saudáveis ​​para os pets comerem, pois fornecem uma quantidade significativa de vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, são ricos em fibras, o que pode beneficiar o sistema digestivo.

 

Frango

 

Frango cozido é um alimento saudável e seguro para a maioria dos pets, pois é uma excelente fonte de proteína, que seu pet precisa para se manter saudável.

É importante notar que você sempre deve remover os ossos antes de alimentá-los, pois representam um risco de asfixia e podem perfurar seu trato digestivo.

 

Alimentos proibidos:

 

Chocolate

 

O seu pet nunca deve comer chocolate. Isso ocorre porque o chocolate contém teobromina e cafeína, dois estimulantes que os cães não conseguem metabolizar eficientemente.

Se o seu pet comer chocolate, ele pode apresentar sintomas como vômito, diarreia e desidratação. Esses sintomas podem levar a complicações mais graves, como sangramento interno, tremores musculares, convulsões e morte.

 

Uvas e passas

 

Uvas e passas contêm compostos tóxicos que são prejudiciais aos pets. Eles têm o potencial de levar a insuficiência renal rápida e morte. Mesmo pequenas quantidades de uvas e passas podem deixar seu pet doente, por isso é importante evitar.

 

Cebolas

 

Você nunca deve dar cebolas ao seu pet. As cebolas contêm dissulfeto de N-propil, um composto que é tóxico para os cães. Sendo assim, pode danificar os glóbulos vermelhos do seu pet, reduzindo sua capacidade de transportar oxigênio pelo corpo. Isso geralmente resulta em uma condição chamada anemia.

 

Macadâmia

 

O seu pet nunca deve comer nozes de macadâmia. As nozes de macadâmia contém  uma toxina desconhecida que pode levar a vômitos, fraqueza muscular, tremores, hipertermia e depressão quando os pets as consomem, mesmo em pequenas quantidades. Além disso, as nozes de macadâmia têm um alto teor de gordura, o que pode elevar os níveis de triglicerídeos do seu cão e potencialmente levar à pancreatite.

 

Abacate

 

Abacates nunca devem ser consumidos por pets. Isso ocorre porque eles contêm uma toxina chamada persina, que é conhecida por ser muito venenosa para os pet. Pode levar ao acúmulo de líquidos nos pulmões e no peito, o que pode causar dificuldades respiratórias, privação de oxigênio e até morte.

 

Alho

 

O alho contém produtos químicos chamados tiossulfatos, que são tóxicos para os pets. Tiossulfatos podem danificar os glóbulos vermelhos e levar à anemia. Assim, o consumo de alho também pode levar a sintomas como vômito e diarreia.

Em casos graves, os pets podem precisar de uma transfusão de sangue se consumirem grandes quantidades de alho. Portanto, é importante evitar dar alho, mesmo em pequenas quantidades.

 

Massas

 

Bolos e outros tipos de massa também são alguns dos alimentos proibidos para pets. O fermento contido na massa, que a faz crescer, pode expandir no estômago do cão, fazendo com que o animal sofra com gases e cólicas. Mas o problema pode ser ainda mais sério, podendo levar até mesmo a uma ruptura intestinal.

 

Bebidas alcoólicas

 

Embora seja meio óbvio, bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas para os pets. O álcool pode causar intoxicação séria no bichinho, causando descoordenação, excitação ou depressão, respiração lenta, ataque cardíaco e, dependendo da quantidade ingerida, pode levar até mesmo à morte.

 

Cuidado com a alimentação é importante para todos e  com a do seu amigão não é diferente. Alimentação adequada é sinônimo de saúde. Aqui na AEA de ajudamos com a saúde do seu pet, conheça nossos planos de Saúde para Pets clicando aqui.