Ta pensando em trocar os pneus do carro ? Vamos te ajudar com isso! Primeiramente , é necessário se atentar a alguns pontos importantes. A vida útil de um pneu depende muito de uma combinação de fatores, são eles: hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados com os pneus. Frequentemente as pessoas procuram por dicas de manutenção do carro e hoje vamos te ajudar com isso.
Mas , , separamos 5 maneiras de identificar quando é a hora de trocar os pneus do carro. Confira a seguir:
1. Fique atento aos anos de uso e a manutenção do carro.
A partir de cinco anos de uso, os pneus devem ser inspecionados por profissionais, a cada ano.
O máximo de vida útil de um pneu é 10 anos após sua fabricação. Isso vale para os estepes também. Isso pode indicar que é o momento de trocar os pneus do carro.
2. Manutenção do carro: atenção aos períodos!
Sendo assim , uma manutenção adequada e regular aumenta a vida útil do pneu. Por isso mantenha em dia a calibragem dos pneus, verifique o desgaste da banda de rodagem, o alinhamento, etc.
- Calibragem: deve ser revisada a cada 15 dias;
- Banda de rodagem: verifique com um medidor de profundidade;
- Verifique se há furos ou deformações no flanco e a banda de rodagem para ver se os pneus estão se desgastando por igual;
- Verifique as alterações no comportamento ou controle do volante.
3. Verifique a “sensação” dos pneus ao dirigir
Ao ligar o carro e seguir, sua rota deve ser tranquila. Caso sinta vibrações, falta de maciez ou outras anormalidades no caminho. Em outras palavras , “sinta” o veículo. Ache um local seguro e pare para inspecionar seus pneus, assim como verificar se o pneu está danificado, esvazie-o e substitua-o pelo estepe.
Caso não observe danos visíveis, e não conseguir identificar a causa da vibração, leve o veículo para fazer uma inspeção completa e considere fazer uma manutenção do carro.
4. Cuide com os hábitos ao dirigir
Por outro lado , os hábitos do motorista influencia na vida útil do pneu, por isso tome cuidado com os fatores que auxiliam o desgaste precoce dos pneus, como:
- Excesso de velocidade;
- Arranques rápidos e frenagem de emergência;
- Circulação em vias mal conservadas;
- Não observação de alterações no comportamento, ruídos ou vibrações;
- Falta de consulta a um profissional quando ocorre alguma alteração.
Evite:
- Misturar dois tipos de pneus;
- Uso de rodas e aros de tamanhos incompatíveis;
- Instalação de pneus que não possuem índice de capacidade de velocidade e carga ao menos igual ou superior ao índice originalmente especificado pelo fabricante do veículo;
- Nova calibragem de um pneu que tenha esvaziado ou murchado;
- Uso de estepe de tamanho diferente em velocidades acima de 80 km/h.
5. Realize a troca do seu pneu, quando:
- A banda de rodagem estiver desgastada abaixo dos níveis de profundidade recomendados;
- O flanco estiver danificado;
- Encontrar um furo na banda de rodagem.
Por exemplo , qualquer perfuração, corte ou deformação visível precisa ser verificado por um profissional, somente ele poderá dizer se o pneu poderá ser reparado, ou se de fato precisa ser trocado.
Logo , Cuidar da manutenção periódica do seu veículo, principalmente ao trocar os pneus do carro, é uma responsabilidade sua, para além de proteger sua viagem, proteger o restante dos motoristas.
Ou seja, um cuidado a mais, sempre é bem-vindo, não é mesmo? Afinal , segurança em primeiro lugar! Como resultado você vai dirigir por aí com tranquilidade.
Aqui na AeA você encontra planos exclusivos de Seguro Auto, pensados em você e nas suas necessidades!
Estamos sempre preparados para atendê-lo, entre em contato com um de nossos colaboradores em caso de dúvidas ou para mais informações fale com nossos especialistas clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas de limpeza para manter a higiene do seu carro