Após quase dois anos de pandemia, passamos por drásticas mudanças em nossa rotina. O risco de contágio é alto, e apesar da vacina, o aparecimento de novas variantes prejudicam a extinção do vírus. Considerando a situação que vivemos hoje, o medo prevalece quando se pensa nas possibilidades de contrair a doença, ficar longe dos entes queridos e deixar de frequentar locais de costume devido ao distanciamento social.
Em virtude da quantidade de informação e a mudança repentina, nosso dia a dia foi afetado. Conforme especialistas, por conta do cenário atual, as pessoas estão desenvolvendo problemas psicológicos e sociais por conta da pandemia.
Para ajudar a manter o bem-estar, separamos 5 sugestões de como cuidar da saúde mental durante a pandemia.
1. Consumo de conteúdo
Ficar atento ao que você está consumindo e a duração desse conteúdo durante o dia, faz toda a diferença.
Acompanhar e pesquisar sobre histórias dolorosas o dia todo pode causar sérias angústias e despertar medos que não existiam.
É claro, se manter informado é importante, mas devemos ficar atento a quantidade de informações e também as famosas “fake news”, que podem ajudar a deixar sua mente exausta.
Procure se informar sobre o cenário (vacinas, índices de contágio), para estar atento ao momento, e no resto do tempo pesquisar sobre coisas boas e que possam agregar conhecimento.
2. Alimentação saudável
Muitas pessoas estão trabalhando de casa, e acaba sendo irresistível dar um pulo na cozinha e fazer um lanchinho, certo?
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes, te ajuda a aumentar a imunidade, aumenta a disposição e a concentração, e facilita a funcionalidade do corpo.
Sendo assim, evitar refrigerantes, doces em excesso, pratos gordurosos e dar preferências para frutas, verduras e beber muita água é fundamental. Os alimentos e bebidas que são ricos em conservantes ou cafeína podem causar sérios problemas e trazer uma predisposição à enxaqueca, por isso é necessário monitorar o que é ingerido, para evitar problemas futuros.
O ideal é buscar a ajuda de um(a) nutricionista, para ele(a) avaliar suas necessidades e receitar a melhor dieta baseada no que seu corpo precisa. Aliás, você consegue realizar uma consulta online, sem precisar sair do conforto de sua casa.
3. Praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos ajuda no fortalecimento dos músculos, diminui a ansiedade, melhora o humor e diversas outras coisas. Se exercitar é uma maneira de cuidar tanto do corpo quanto da mente.
Mesmo com muitas restrições de academias, e até mesmo o medo de comparecer a esses locais para fazer exercícios, arranjar desculpas para o sedentarismo, não vale!
Você pode praticá-los em casa, ou até mesmo fazer exercícios mais simples que não precisam de nada,apenas do corpo.
Criar uma rotina de atividades físicas em casa e manter o corpo em movimento, te ajuda a ocupar a cabeça e cuidar da saúde ao mesmo tempo. Treinar em casa te ajuda a economizar dinheiro, e você permanece seguro.
4. Meditar
A meditação é uma técnica milenar oriental, com foco na respiração e na concentração, auxiliando no autoconhecimento e fortalecendo a saúde com seus efeitos positivos no corpo e na mente.
Benefícios da meditação comprovados cientificamente:
● Reduz o estresse e ansiedade
Quando enfrentamos situações desafiadoras, automaticamente nosso corpo responde com estresse e ansiedade, e quando se intensificam podem causar problemas ainda mais sérios.
Foi comprovado cientificamente, que a meditação alivia a tensão e auxilia na redução dos níveis de adrenalina e cortisol (hormônios relacionados ao transtorno de estresse e ansiedade), e no aumento da produção de endorfina, dopamina e serotonina (neurotransmissores ligados a sensação de felicidade).
● Aumenta a qualidade do sono
Meditar é um tratamento alternativo para ajudar na melhoria de insônia, evitando as medicações que podem causar dependência nos pacientes.
Por ser baseada em formas de respiração e concentração, meditar ajuda a acalmar a mente e fazer com que o corpo entre em estado de relaxamento, automaticamente afastando pensamentos e preocupações, permitindo que a pessoa durma e descanse.
● Aprimora a qualidade da memória e o foco
Após estudos realizados com pessoas que praticam a meditação regularmente, observou-se melhorias significativas quando se trata de boa memória, atenção e raciocínio lógico.
Devido ao estado de meditação alcançado pelo praticante, o cérebro sofre alterações estruturais em áreas relacionadas ao aprendizado, memória, raciocínio e atenção.
O estudo realizado mostrou que meditar, não traz apenas sensação de paz e tranquilidade, oferece benefícios psicológicos e cognitivos.
● Fortalece a imunidade
Durante a prática, as áreas cerebrais ligadas ao pensamento positivo, promovem o bem-estar psicológico, intensificando a atividade da telomerase (enzima responsável pela manutenção das células do sistema imunológico), por conta disso, a produção de anticorpos automaticamente aumenta, evitando o desenvolvimento de doenças.
Não melhora só a imunidade, traz melhorias ao sistema cardiovascular, alivia os sintomas de depressão e diminui as alterações de humor.
Meditar equilibra o corpo, alma e mente!
5. Mantenha as consultas de rotina
Saúde em primeiro lugar!
Evitar o Covid é extremamente importante, lavar bem as mãos, utilizar o álcool em gel, manter o distanciamento social, evitar aglomerações e principalmente, utilizar máscara em lugares públicos.
No entanto, o Coronavírus não é a única doença existente no mundo. Por isso, manter seus exames e consultas médicas em dia faz toda diferença para manter-se saudável.
Não deixe de conversar com seu médico e o deixe a par de sua saúde física e mental.
Devido ao medo e o cuidado que as pessoas estão tendo com o Covid, procurar ajuda especializada de profissionais como Psicólogos e Psiquiatras é de extrema importância,
Se possível realize consultas online, e vá pessoalmente às clínicas apenas para realização de exames rotineiros.
Inclusive, cuidar de si mesmo nunca é um gasto desnecessário!
Gostou das dicas? Aqui você encontra de tudo. Conheça também, os Planos de Saúde e Odontológicos, nossos profissionais te ajudam a escolher qual o melhor para você. Confira no link aeaseguros.com.br/plano-de-saude-e-odonto