Os carros elétricos estão invadindo o cenário automobilístico nacional e já contamos com ótimas opções para compra. Mesmo com problemas como falta de infraestrutura e preço no cenário brasileiro, são produtos altamente tecnológicos, que ajudam o planeta e que trazem para os usuários um pouco do que teremos no futuro: uma locomoção segura, silenciosa e pouco poluente.
Mas, infelizmente, essa ainda é uma tecnologia bastante cara e acessível para poucos.
No Brasil. Existem mais de 52 mil carros elétricos em circulação em território nacional. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 20% da frota está no estado de São Paulo.
A equipe da AEA Seguros preparou essa matéria com as principais curiosidades sobre os carros elétricos, confira:
Bateria regenera em descidas
As desacelerações em carros elétricos dão aquela forcinha para as baterias. O trajeto entre São Bernardo e Santos, por exemplo, requer muita carga na subida, mas na descida consegue regenerar. A recuperação nessas situações não dará uma carga expressiva ao conjunto, mas contribui para estender a autonomia em quilômetros, caso esteja longe de um ponto de recarga.
Dá para recarregar na tomada de casa
Os carros elétricos são compostos por baterias de diferentes tamanhos e capacidades, mas as montadoras trabalham para que você não dependa sempre da infraestrutura da sua cidade para abastecê-lo. Por isso, saiba que, se você comprar um veículo elétrico ou híbrido plug-in, você conseguirá carregá-lo em casa. Imagina, ninguém merece sair de casa só para recarregar o carro, não é mesmo?
Incentivos para a compra de carros elétricos
Este é um tipo de tecnologia que ainda é caro e estão surgindo incentivos para ajudar as pessoas adquirirem. Recentemente, na cidade de São Paulo, entrou em vigor a lei n° 17.336, que obriga prédios novos a oferecerem um sistema de recarga para veículos elétricos.
Os carros elétricos e à hidrogênio já são isentos do Imposto de Importação, de 35%, e, além disso, os donos desses veículos pagam cerca de 50% a menos de IPVA, gerando uma economia significativa no longo prazo
A manutenção é muito mais simples
Esse tipo de carro acaba tendo menos peças na sua construção, de forma com que seja mais leve e, claro, que tenha menos componentes a serem substituídos com o tempo e peças para fazer testes no momento da manutenção, o que faz com que sua manutenção seja um pouco mais simples.
No entanto, mesmo tendo sua manutenção mais simplificada, é importante saber que, por conta da produção em pequena escala, as peças de carros elétricos ainda não são baratas. A tendência é que isso mude ao longo do tempo conforme esse tipo de veículo vai sendo difundido entre os brasileiros.
Carros menos barulhentos
O que atribui maior peso nos carros elétricos é a presença das baterias, o que pode fazer com que o carro demore mais para parar durante a frenagem e também mantém os ocupantes mais seguros durante as colisões. Do lado do ruído, os ocupantes estão normalmente livres de perturbações sonoras porque os veículos não utilizam motores associados a ruído. Carros elétricos não fazem barulho ao dar partida porque não há combustão (queima de combustível) no motor, que é responsável pelo ronco peculiar nos automóveis tradicionais.
Você não precisa comprar um carro elétrico para usufruir um
No Brasil, há alguns modelos de carros elétricos disponíveis para venda e também através do serviço de assinatura de veículos, uma maneira moderna e econômica de adquirir um veículo para uso sem se preocupar com as despesas que é ter um carro. Veículos como Renault Zoe e Nissan Leaf estão disponíveis em alguns de nossos planos de assinatura de veículos. Fale com um de nossos especialistas e confira, clique aqui.
E aí, gostou das curiosidades? Acompanhe outras matérias como esta aqui em nosso blog.
Leia também: Como identificar os barulhos mais comuns em seu carro