Hoje em dia, devido a grande concorrência e muitas opções de serviços, as pessoas adquiriram o hábito de facilitar sua vida através da indicação. Para que perder horas pesquisando diferentes empresas para determinada necessidade se simplesmente você poderia perguntar a um amigo sobre uma empresa com a qual ele teve uma boa experiência?
Quem já possui uma oficina mecânica de confiança sabe o valor que isso tem. E a dificuldade em encontrar uma. Por mais que você cuide do seu carro, mais cedo ou mais tarde ele precisará passar por uma revisão ou mesmo fazer algum reparo e você vai precisar encontrar um bom prestador de serviço.
É importante também que o atendimento seja bom, as peças usadas sejam de qualidade, a mão de obra seja qualificada e os prazos sejam respeitados. Preparamos esta matéria com dicas para te ajudar a encontrar o melhor prestador de serviço.
Vamos lá?!
Observe a estrutura da oficina
É importante que a oficina esteja apta a realizar os serviços, com estrutura, equipamentos, ferramentas e profissionais capacitados. Isso tudo você consegue observar já ao entrar no local e reparar nos espaços e locais de trabalho disponíveis. Dependendo do serviço que precisa ser feito no veículo, existem determinados equipamentos que são imprescindíveis. Isso acontece muito em pintura e funilaria, por exemplo. Para saber essa informação, o recomendado é solicitar uma explicação dos métodos e processos envolvidos nos reparos e cuidados com o carro.
Pesquise a reputação da oficina
Pesquise o CNPJ da oficina para ver se o estabelecimento não é clandestino. Vale a pena ainda pesquisar se há reclamações contra a empresa em sites especializados como Reclame Aqui ou no Procon local.
Orçamento
É válido ressaltar que, ao pedir um orçamento, é importante que não haja compromisso algum. Assim, enquanto possível cliente, você não precisa se comprometer em aceitá-lo logo de cara. O ideal é solicitar orçamentos em diferentes oficinas para que seja possível compará-los.
É fundamental que todo serviço a ser realizado esteja detalhado, com todos os custos.
Se houver dúvidas, essa é a hora de testar o atendimento. Observe se os profissionais estão aptos a esclarecer as suas dúvidas e observe a qualidade do atendimento
Primeiro contato com o carro
Ao deixar o carro na oficina, é fundamental que seja definido um prazo de resposta e que seja feito um check list do veículo, detalhando o estado de conservação do carro (riscos, amassados etc), para se resguardar de possíveis avarias durante o serviço. Verifique também se há a possibilidade de proteger bancos ou até mesmo a carroceria dependendo do serviço realizado.
Nota fiscal e garantia
Depois de finalizado o serviço, a oficina deve fornecer a nota fiscal descrevendo tudo que foi feito e todas as peças trocadas, além de indicar o prazo de garantia. Segundo o Idec, independentemente de termo escrito, a garantia legal é de três meses. Fique atendo com oficinas que podemos não cumprir isso.
Cuidados antes de retirar o veículo
Ao retirar o veículo, verifique se tudo que foi combinado na entrada do carro na oficina foi realmente feito. Faça uma ampla vistoria no carro para verificar se há manchas, riscos ou amassados antes inexistentes. Observe também se todos os acessórios e equipamentos estão funcionando, a quilometragem e o nível de combustível, comparando os dados com aqueles anotados quando você deixou o carro no local.
Pesquise antes de decidir
Compare os custos e os benefícios em diferentes oficinas que você levantou antes de escolher em qual fará o serviço. Pergunte pelo prazo de garantia e outras informações que considerar relevantes para então poder comparar as empresas com mais detalhes.
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