Se você deseja adotar ou comprar um cachorro num futuro próximo, você precisa se organizar pois este se trata de um momento bastante especial. O animalzinho será um compromisso para a vida toda e você será responsável por ele por vários anos, por isso é necessário consultar a rotina da casa e o planejamento financeiro, antes de receber o novo amigo.
O amor e a companhia de um cão não tem preço, mas para que você ofereça o mínimo de qualidade de vida a ele, existem custos financeiros que fazem parte do cuidado adequado para o seu cão.
Muitas pessoas adotam ou compram cachorros sem antes pesquisar e se atentar aos eventuais custos que podem acarretar. As despesas, mensais ou anuais, podem variar bastante e não serão exatas para todos os meses.
Criamos este post para te ajudar com os custos envolvidos em ter um doguinho em casa:
Antes de trazer o animal para sua casa, você precisará comprar alguns itens indispensáveis para o bem-estar do seu pet:
- coleira, de preferência com identificação
- guia do passeio.
- potes de água e ração,
- caminha
- brinquedos para distrair e divertir o pet (alguns deles você mesmo pode fazer)
.
Além das despesas iniciais, você deve se preparar para as despesas fixas, que podem ser mensais, trimestrais ou até anuais.
Alimentação:
Uma das coisas mais importantes é a alimentação do cachorro. Uma alimentação rica e adequada vai agregar saúde e evitar possíveis problemas de saúde.
O gasto com a ração é constante, e deve ser adequada de acordo com a idade do animal, seja ele filhote, adulto ou idoso.
Este custo pode variar dependendo do tipo de comida comprada, e do tamanho do cão. Alimentos secos, como as rações, são os mais acessíveis, mas há opções de alimentos úmidos. É possível incluir alimentos naturais na dieta do seu cão como frutas e legumes, tornando a alimentação mais barata e nutritiva. Pesquise antes quais os alimentos permitidos para cães e varie na refeição do seu amigão.
Vacinas:
As vacinas são indispensáveis para a saúde do animal e das pessoas que convivem com ele prevenindo contra diversas doenças. Há vacinas para filhotes que devem ser aplicadas nos primeiros meses de vida. E ainda, três principais vacinas que devem ser aplicadas anualmente nos cachorros, independentemente da idade. é importante seguir o ciclo de vacina recomendado pelo veterinário e não deixar de dar as vacinas, que é uma garantia de manter a saúde do seu amigão em dia. Temos um artigo aqui em nosso blog onde falamos sobre as principais vacinas para cães e sua importância, clique aqui.
Medicamentos
Também é importante prevenir as pulgas e carrapatos do seu cachorro e também o desenvolvimento de vermes.. Um filhote, por exemplo, precisa ser vermifugado pela primeira vez com 15 a 30 dias de vida. Depois, é ideal que o animal seja vermifugado cerca de três vezes ao ano. Você deve sempre consultar um veterinário para saber qual a frequência ideal de acordo com cada cão.
Consultas no veterinário:
O ideal é levar seu cachorro ao veterinário pelo menos duas vezes por ano, para um acompanhamento e um check-up geral, e em casos de observar algum sintoma ou comportamento estranho do seu cão. Caso seu pet tenha alguma condição especial de saúde essas visitas podem ser mais frequentes.
Para economizar nas despesas com veterinário, você pode considerar contratar um plano de saúde para seu pet. É bastante parecido com um plano de saúde para humanos, no qual se paga uma mensalidade para ter acesso a alguns serviços. Conforme o plano de saúde para pet contratado, seu amigão passará a ter acesso a uma rede credenciada de saúde. Como por exemplo em um de nossos planos parceiros que possui atendimento 24 horas em todo o Brasil.
Despesas extras:
Dependendo da forma como você cuida do seu pet, pode haver custos extras nesta lista. É possível incluir custos com castração, banho e tosa, roupinhas para o cão, despesas com viagens ou hospedagem, por exemplo Há também os produtos de limpeza específicos, removedor de pelos, itens para higiene bucal do animal, entre outros.
Existem diversos produtos e acessórios dedicados à promover qualidade de vida para seu cão
Com essas informações, você percebeu que cuidar de um cachorro pode não ser uma tarefa barata, requer condições financeiras e bastante responsabilidade para garantir que o seu pet tenha uma vida com qualidade.
LEIA TAMBÉM: Dicas para criar um cachorro com pouco espaço