AEA Seguros

4 cuidados com bancos de couro

Quem gosta de carro costuma ser bastante vaidoso e zelar pela estética do veículo. Um dos grandes desejos dos condutores é ter bancos de couro em seu carro, o que para muitos pode ser sinônimo de elegância, beleza e praticidade.  

Contudo, se você já possui um veículo com esse tipo de assento ou pretende adquirir, é preciso estar ciente de que são necessários alguns cuidados básicos para manter um interior bonito em seu automóvel e fazer com que o acessório seja durável. 

Neste post preparamos 4 dicas para te ajudar a manter os bancos de couro do seu carro sempre bonitos. Confira:

Efetue a limpeza com a frequência correta

Para realizar a limpeza correta dos banco há diversas opções de produtos no mercado, mas primeiramente é relevante falar sobre a frequência de limpeza, pois esta varia de acordo com a cor do revestimento.

Para revestimentos na cor clara é necessário limpar, ao menos, uma vez por semana. Já os revestimentos de cor escura requerem higienização uma vez ao mês. No caso de cair qualquer impureza, retire o excesso do material na mesma hora. Com isso, você evita danos permanentes ou acúmulo de resíduos que podem danificar o couro a longo prazo. 

Faça a hidratação do couro:

A falta de hidratação faz com que o couro crie rachaduras ou fique totalmente ressecado, dando um aspecto feio e desvalorizando o seu carro. Para evitar isso, hidrate a superfície dos bancos periodicamente.Há diversos produtos que podem ajudar nesse processo, como por exemplo cremes corporais, que podem ser encontrados em farmácias e supermercados, lustra-móveis ou silicone. Também é possível contar com a hidratação profissional.

A durabilidade do couro tem a ver com a umidade do ar. Nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, por exemplo, recomenda-se que a hidratação seja feita a cada dois meses, já que há o uso constante do ar-condicionado. Já no Sudeste o recomendado é de dois meses. No Sul, de seis meses. 

Faça a higienização com produtos adequados

Para qualquer situação, o pano úmido costuma ser uma das melhores e práticas formas de limpar o banco de couro. Se precisar retirar sujeiras mais resistentes, é imprescindível usar sabão neutro misturado com água e após a limpeza passar outro pano seco e abrir as janelas para garantir que o banco seque por completo e não fique úmido. 

No mercado  existem produtos específicos que são quimicamente preparados para limpeza de couros. Contudo, os cuidados na aplicação e para esfregar o banco são os mesmos. Em todo caso, não utilize abrasivos (quaisquer produtos com amônia ou outras substâncias corrosivas), ceras automotivas, solventes ou polidores. Na dúvida procure um profissional para indicar o produto mais adequado para a cor e tipo de couro utilizado. 

Atenção aos raios solares

A demasiada exposição a raios solares é um fator determinante para o alto nível de ressecamento do couro causando rachaduras. Isso danifica o brilho  e a cor do material e proporciona a desvalorização do veículo em vendas futuras. Recomenda-se estacionar o veículo sempre na sombra, longe de lugares muito ensolarados ou quentes, Claro não for possível estacionar na sombra, recomenda-se utilizar proteção nos vídeos para diminuir os impactos dos raios solares. 

 

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e andar por aí com seus bancos de couro sempre bonitos!

 

Se cuidar do seu veículo é uma prioridade, conheça as opções em seguros veiculares viabilizados pela AEA Seguros, fale com a nossa equipe e conheça

LEIA TAMBÉM: Como identificar os barulhos mais comuns em seu carro