Imagine que você está dirigindo tranquilamente, quando de repente percebe um barulho estranho, e não sabe exatamente de onde vem.
Um carro com problemas é como um ser humano quando está doente: apresenta sintomas específicos que ajudam a identificar o que está acontecendo e gerar um diagnóstico. A diferença é que o ser humano consegue verbalizar sobre os sintomas enquanto os carros podem emitir barulhos e sinais de que algo está errado ou tem um problema acontecendo.
Criamos este post para te ajudar a identificar, através dos sons emitidos, os problemas mais comuns em carros. Confira:
Problema no ar-condicionado
Se quando você liga o ar-condicionado é possível ouvir um ruído contínuo ao fundo, isso pode significar que o compressor desse componente está com problemas. As prováveis causas são falta de torque no compressor, tubulação de gás em atrito com demais componentes ou excesso de gás no compressor. Com a devida ajuda técnica, esse problema pode ser facilmente corrigido.
Problemas na correia dentada
Outro problema pode estar na correia dentada do carro. Neste caso, o automóvel faz um barulho bem alto e contínuo que vem do motor, que se assemelha a correntes sendo arrastadas no chão. Pode estar acontecendo uma tensão na correia, um ressecamento dela ou então um afrouxamento. De qualquer forma, leve o carro para um mecânico analisá-lo.
Sons agudos nos freios
Se quando você pisa no freio do carro, consegue observar um barulho agudo, como se alguma coisa estivesse raspando na roda quando você gira o volante, esse pode ser o sintoma de pastilhas desgastadas, finas, precisando de troca. A recomendação é que elas sejam trocadas a cada 30 mil km rodados, por isso fique atento!
Barulhos nos pneus
Ouviu um barulho estranho e levemente agudo vindo do pneu? Então fique atento: o seu carro pode estar precisando de alinhamento. Isso compromete não somente os pneus em si, na forma física, como também a estabilidade do veículo. É importante procurar um profissional para analisar a situação.
Amortecedores danificados
Você está escutando um barulho que se assemelha a um “toc, toc”? Então o problema pode estar nos amortecedores. Quando eles necessitam de ajustes, o veículo fica com trepidações e instabilidade. Quando você passa por lombadas ou buracos, esse barulho pode se intensificar e ficar ainda mais alto. No entanto, ele também pode aparecer quando você mover o volante para os lados ao tentar fazer uma curva, por exemplo.
Radiador com falta de água
Se você escuta um barulho similar ao de vazamento, talvez o seu radiador esteja precisando de água. Verifique o nível de água e fique atento ao termômetro no painel. Caso o nível de água esteja diminuindo mais rápido do que o normal, então corra para um mecânico porque pode ser um problema bem sério! A falta de água no radiador pode superaquecer o motor, danificando-o e causando outros problemas ao veículo.
Caixa de direção hidráulica com problema
A caixa de direção hidráulica do seu veículo também pode apresentar sintomas através de barulhos. Isso acontece quando ela está com o nível de óleo mais abaixo do que necessário para um bom funcionamento. É recomendado que o óleo seja trocado a cada 10 mil quilômetros rodados para garantir a segurança. O aviso vem do volante, que pode se mexer de maneira estranha, com rigidez, e ainda apresentar um ruído semelhante a um assobio.
Cuidar dos nossos bens é fundamental e contar com serviços de qualidade é tão importante quanto! Conheça os seguros para automóveis disponíveis em nosso catálogo. Fale com um de nossos especialistas, clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas de limpeza para manter a higiene do seu carro