AEA Seguros

10 curiosidades sobre os gatos

Independentes e peculiares, os gatos são seres que possuem inúmeras características que muitos de nós (humanos) não entendemos. Algumas pessoas atribuem a sua liberdade aos muitos anos de domesticação do gato, pois a espécie foi a primeira a estar na companhia dos homens.

 

Separamos então 10 curiosidades para que você, tutor de gatinho, entenda um pouco mais sobre o comportamento do seu amigo indiferente.

 

1 – Gatos pretos não dão azar. Uma antiga superstição sugere que ao cruzarmos com gatos pretos temos anos e anos de azar. Mas isso é só história sem pé nem cabeça. A verdade é que devemos proteger os gatos pretos tanto quanto protegemos os demais, principalmente por eles se tornarem alvos de alguns rituais de magia negra. Proteja-os! Adote-os!

 

2 – Gatos pretos, na verdade, têm mais sorte. Estudos explicam que a coloração escura dos gatos pretos são responsáveis por tornar esses bichinhos imunes ao vírus de HIV felina, muito acometido por grande parte dessa espécie.

 

3 – Geralmente, os gatos brancos de olhos azuis são surdos. Alguns estudos comprovam que gatos de pelagem completamente branca e com olhos azuis são surdos de nascença. Isso porque existe o gene W (“white”, que significa branco em português), transporta essa anomalia para os gatos brancos. Entretanto, o gene age de formas diferentes e essa condição não é generalizada.

 

4 – Gatos se limpam durante oito horas por dia e passam cerca de 12 a 16 horas dormindo.

 

5 – A orelha do gato pode girar até 180 graus e eles ouvem melhor do que os cães.

 

6 – Gatos não sentem o sabor dos alimentos doces.

 

7 – O cérebro de um gato é mais parecido com o de um humano do que com o de um cachorro.

 

8 – O salto dos gatos pode ter pelo menos cinco vezes a própria altura.

 

9 – Os gatos passam por qualquer lugar desde que sejam do tamanho de sua cabeça. Eles não possuem clavículas, têm 230 ossos no corpo e suas costas 53 vértebras.

 

10 – Os gatos gostam de fazer carinho afofando (amassar o pão) em seus donos. É a forma de dizer que se sentem confortáveis, remetem quando eles eram filhotes e faziam isso enquanto mamavam.

 

Eles são tão amáveis, não é mesmo?