Comprar um carro zero é o sonho de muitas pessoas, mas pode acabar virando um “pesadelo” pela quantidade de burocracia envolvida nessa transação.
São muitas questões e trâmites legais necessários para conseguir, de vez, adquirir um carro novo, desde a burocracia para o financiamento (caso resolva fazer um) até mesmo para o emplacamento e o licenciamento do carro.
Seja como for, ainda existem pessoas que sequer imaginam o tanto de processos que são necessários na compra de um carro novo zero e é por isto que esse artigo foi produzido.
Aqui neste texto, você irá conhecer os principais processos burocráticos envolvidos na compra de um carro novo zero, em qualquer lugar do país.
Quer saber mais? Então acompanhe este artigo até o final!
Compra de um carro novo zero: conheça a burocracia envolvida
O financiamento de um carro novo zero
Pode-se dizer que a burocracia envolvendo a compra de um carro novo zero já começa no momento de fazer um financiamento (para aqueles que escolheram esta opção).
É possível escolher entre diversos tipos de financiamentos, com os valores que serão financiados e as parcelas de pagamento estando de acordo com o seu salário.
Para dar entrada em um financiamento, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade (RG) original e também uma cópia
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) original e também uma cópia
- Comprovante de estado civil original e também uma cópia
- Comprovante dos seus rendimentos (que pode ser o holerite ou os extratos bancários da sua conta) original e também uma cópia
Emplacamento e licenciamento do carro
É possível usar um carro sem emplacamento durante alguns dias após sair da concessionária, mas existe um limite: 15 dias, contando da data da nota fiscal da compra.
A partir daí, você pode ser multado em mais de R$ 290,00 e em até 7 pontos na carteira, portanto, é preciso providenciar o emplacamento o quanto antes.
Esse processo pode durar alguns dias e o seu preço varia bastante, dependendo do local do país em que você mora.
A chamada “lacração” no estado de São Paulo, por exemplo, pode custar até mais de R$ 200,00, dependendo da placa.
Além disso, para conseguir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do seu carro novo zero é preciso pagar o DPVAT e o IPVA,
Isso sem contar nos documentos que são necessários levar, como:
- Carteira de identidade (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- CNH do comprador
- Comprovante de residência
- Original e cópia do contrato de financiamento (caso você tenha optado por financiar a compra do seu veículo novo zero)
- Nota fiscal original do local de revenda, que pode ser tanto a concessionário em que você adquiriu o carro como a própria fabricante do veículo
- Formulário do RENAVAM
- Comprovantes de pagamento do primeiro registro e também do emplacamento do veículo
Carro Fácil Seguros
Você pôde ver acima a verdadeira “dor de cabeça” que é a compra de um carro novo zero por toda a burocracia envolvida.
Desse modo, muitas pessoas acabam desistindo de ter seu carro 0 km, já que não desejam enfrentar todas essas dificuldades.
Entretanto, é possível adquirir seu carro novo sem nenhum transtorno burocrático com o auxílio da Carro Fácil Seguros.
Entre no site (https://carrofacil.aeaseguros.com.br/) e saiba como podemos tornar sua vida muito mais fácil ao comprar seu carro novo zero.
Conclusão
Como você viu, são muitos os processos burocráticos envolvidos na compra de um carro novo zero, como a necessidade de emplacamento e do licenciamento do veículo, com um sem fim de documentos exigidos nesses momentos.
Neste texto, além de conhecer a burocracia envolvida na compra de um carro zero, você ainda pôde ver como é possível tornar esse processo mais fácil com o auxílio da Carro Fácil Seguros.
Gostou do artigo de hoje sobre a burocracia na compra de um carro novo zero?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.