4 cuidados com o carro no inverno
Você sabia que o seu carro também pode sofrer danos devido as baixas temperaturas? Algumas medidas simples ao longo do inverno evitam que ele apresente algum problema mecânico no meio da estrada, por exemplo. Seguir alguns desses cuidados pode te ajudar a evitar aquele gasto desnecessário com manutenção de emergência.
Preparamos este artigo com dicas para você driblar algumas possíveis “dores de cabeça” que você possa ter com seu carro no inverno. Confira:
1 – Verifique o estado da bateria
A bateria do carro é o componente que mais sofre em dias muito frios, devido às baixas temperaturas, o carro exige uma carga maior da bateria para dar a partida e fazer outros componentes funcionarem.
Durante dias de extremo frio não é recomendável dar a partida no motor com acessórios elétricos ligados, como rádio, central multimídia, faróis, luzes internas, ar-condicionado etc.
Para garantir o bom funcionamento da bateria do carro, também é recomendado realizar uma revisão de bateria em um local especializado para verificar a necessidade de troca, limpeza dos bornes da bateria e o estado do alternador – principal responsável pela manutenção da carga da bateria.
2 – Ar-condicionado
Em dias de inverno raramente o ar-condicionado do automóvel é utilizado, mas isso não é recomendado: ligar de vez em quando é necessário – pelo menos por uns 15 minutos por semana, em média. Além de evitar a proliferação de bactérias e fungos, esse cuidado faz com que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados, o que reduz o risco de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.
3. Calibragem correta dos pneus
No inverno, a atenção que se deve ter com os pneus é em relação a seu bom estado de conservação e a calibragem correta, que provavelmente terá de ser realizada com maior frequência, já que tanto o calor extremo quanto o frio podem afetar a pressão do pneu.
É preciso monitorar a pressão regularmente, pois com o pneu devidamente calibrado, seu veículo ganha força na estrada, melhorando a segurança e promovendo a economia de combustível.
A pressão de calibragem ideal para os pneus da maioria dos carros é de 30 PSI nos pneus dianteiros e 31 PSI nos traseiros, mesmo no inverno. Em média, os pneus devem ser calibrados a cada 15 dias.
4 – Coloque um pouco de gasolina junto com o etanol
Uma dica é colocar um pouco de gasolina no tanque de combustível. Os carros flex foram feitos para andar com gasolina, etanol, ou qualquer mistura entre os dois.
Para dar um auxílio ao sistema de partida, o motorista pode colocar de 5% a 30% de gasolina no tanque com etanol, explica o engenheiro. “Em um tanque com 50 litros, 2 litros de gasolina já resolveria”, indica o engenheiro Clayton Zabeu, da SAE.
A gasolina auxilia pois quando as temperaturas estão abaixo de 15ºC, o etanol tem dificuldade em se vaporizar e dificulta a partida do motor.
Agora que você já sabe das principais dicas de cuidados com o seu carro no inverno, é só aproveitar o que tem de melhor nessa linda estação com seu carro por aí. Gostou das dicas? Confira outras como esta aqui em nosso blog.
Leia também: Vale a pena ter uma assinatura de veículo?