Que os gatos são criaturas incríveis isso muita gente já sabe. Esses felinos são os animais de estimação mais populares de todo o mundo. Apesar de domesticados, os gatos partilham todas as características dos felinos selvagens dos quais são parentes: são fortes, ágeis, dotados de grandes reflexos e sentidos apurados e instintos de caça.
Se você convive com gatos em casa você já deve ter reparado em como “peculiares” eles podem ser: cada um com suas personalidades e manias individuais. Além do mais, esses bichinhos são conhecidos pelo misticismo criado em torno deles ou pela personalidade um tanto enigmática. Por serem animais mais reservados, muitos acreditam que os gatos não são companheiros ou que não gostam de brincar. Esse é um dos maiores erros de quem não tem contato com eles. Os gatos são sim animais independentes, mas também são extremamente sensíveis e companheiros.
No post de hoje separamos algumas curiosidades sobre esses felinos que você vai amar saber! Confira:
1 – Dorminhocos
Você já deve ter se perguntado por que os gatos dormem tanto, não é mesmo? Em média um gato passa 2/3 do dia a dormir. Isso significa que em 9 anos de vida, apenas está acordado 3 anos. Isso tem a ver com o seu instinto de preservar energia para a caça.
2 – Sem paladar para doce:
Você sabia que os gatos não sentem o sabor de alimentos doces?
3 – Quase uma percursão
Um gato faz cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão faz cerca de 10. É ou não é um artista da natureza?
4 – Muito velozes
Um gato consegue correr a 49 km por hora, em curtas distâncias. É ou não é um maratonista?
5 – Luto pelos bichanos
Os gatos começaram a ser domesticados no antigo Egito. Naquela época, quando um gato morria, a família mostrava a sua tristeza raspando as sobrancelhas.
6 – Não gostam de água porque….
Você deve saber que a maioria dos gatos não gostam de água. Os bichanos normalmente não gostam de água, porque o seu pelo não isola bem o calor quando está húmido.
7 – Capacidade de voltar para casa
A capacidade de um gato encontrar a sua casa é chamada de “psi-viagem”. Os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existem células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola.
8 – Não se comunicam através de miados
Um gato quase nunca mia para outro gato, apenas a humanos. Os gatos apenas cospem, ronronam e silvam a outros gatos em tom de comunicação.
9 – Previsores do tempo
Os gatos são extremamente sensíveis às vibrações. Um gato detecta um tremor de terra cerca de 10 a 15 minutos antes de um humano.
10 – Adoram chamar a atenção do dono
Os gatinhos adoram chamar atenção e quando eles querem isso, nada irá impedi-lo de conseguir. Naquele momento que você está lendo um livro, vendo televisão, usando o computador ou o celular, eles sempre dão um jeito de conseguir sua atenção, seja te arranhando, puxando o teclado, subindo na sua frente… entre outros truques que fazem a gente se render facilmente.
11 – Gatos entendem as expressões faciais de seu dono
Os gatinhos são extremamente inteligentes, capazes de entender e agir de acordo com expressões faciais do seu tutor. Sim, os felinos conseguem observar e interpretar suas expressões, sabendo assim, se você está triste, feliz, bravo, tranquilo ou agitado. Isso permite que o gatinho se comporte de acordo com o temperamento de seu dono. Você já deve ter reparado, em um dia que você estava triste, que seu gato ficou mais tempo perto de você, certo?
12 – Impressões digitais únicas
Os gatos também possuem impressões digitais únicas. A identificação deles é semelhante à dos humanos, porém fica localizada na ponta dos focinhos e é singular em cada animal. Cada gatinho tem um nariz único e exclusivo.
Gostou das curiosidades sobre os felinos mais queridos? Acompanhe o nosso blog para ler mais matérias como esta.
Se você tem um gato ou cão e quer proporcionar a melhor qualidade de vida para ele, você deve conhecer a maneira mais moderna e econômica de cuidar do seu pet: plano de saúde para pets. Fale com a nossa equipe de conheça! clique aqui.
LEIA TAMBÉM: Plano de saúde para pet vale a pena ter um?